Estudar música online (e brincando)!

Vou dar continuidade aos diálogos iniciados no texto “Como aprender a estudar música”, publicado há alguns meses neste blog. No referido texto escrevi sobre a importância em desenvolver uma disciplina de estudo. Tema fundamental para quem deseja atuar como artista da música.

Recomendações de leitura

Outra publicação que pode ajudar a pensar sobre os estudos básicos do músico chama-se “Ler e escrever música: precisa?“.  Ainda que estudar teoria musical e percepção possa não ser algo tão “intuitivo” ou fluído como acessar as redes sociais, ainda assim é importante para você crescer como músico.

Seguimos então para o estudo online de música, tema desta publicação. Relacionei alguns sites de referência para o estudo musical que, gratuitamente, disponibilizam exercícios para o treinamento rítmico, melódico ou de percepção.

Teoria Musical

Chamamos de teoria musical (ou teoria da música) qualquer sistema ou conjunto de sistemas de signos utilizados para analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar musicalmente. A teoria musical tradicional geralmente está ligada a analise e a grafia da música, aos seus possíveis sentidos, significados e as diferentes formas de estruturar e sistematizar a linguagem musical.

Apresento a seguir 3 plataformas para estudar teoria musical online.

Nesse sentido o site (ou plataforma de aprendizagem) TEORIA.COM disponibiliza uma seção com vários exercícios para estudar e praticar a percepção musical. Este site agrega desde janeiro de 1997 uma série de ferramentas de estudo. TEORIA.COM foi desenvolvido por José Rodríguez Alvira como complemento dos seus cursos no Conservatório de Música de Porto Rico.

TEORIA.COM

Em 2006, TEORIA.COM recebeu o prêmio clássico MERLOT (Prática Educacional Multimídia para Ensino e Ensino Online) em música e foi ampliado pelos organizadores.

Em TEORIA.COM você  encontra uma espécie de plataforma online para o estudo musical. Conforme está descrito no site, os exercícios e tutoriais fazem parte da primeira e segunda edição do livro From Sound To Symbols de Micheal Houlahan e Philip Tacka, publicado pela Oxford University Press, bem como o livro Stradivari de Salvatore Accardo, Luigi Fiorentini, Gabriele Giacomelli e Paola Lenzi, publicados em Itália por Bompiani. Este site é usado por conservatórios, universidades e escolas de música no Norte, América do Sul e Europa.

Conservatório do DAVE

Outra opção interessante é o conservatório online do músico Inglês Dave. Segundo o autor o conservatório online teve inicio em 2011 para ajudar as pessoas a aprender música, independentemente das suas circunstâncias. Inspirado em sites educacionais sem fins lucrativos, como a Academia Khan (que ensinam milhões de pessoas de graça) Dave queria ver se poderia fazer o mesmo para as pessoas que queriam aprender, e não apenas como tocar música, mas mais importante: como funciona a linguagem musical.

O que você encontra por lá? Até agora, existem mais de 250 aulas e exercícios de música em vídeo. Muitos professores usam  as ferramentas do site como deveres de casa ou trabalhos e, também algumas pessoas utilizam para aprender mais sobre linguagem musical e ampliar o seu  próprio conhecimento.

OBJETIVO DO CONSERVATÓRIO

O plano de Dave é continuar fazendo lições e desenvolvendo o site para que os alunos tenham uma variedade maior de materiais para aprender, para que tenham mais oportunidades de interagir e testar suas habilidades e obter feedback sobre como suas habilidades e seu  desenvolvimento.

APLICATIVO RHYTHM TRAINER

Para o treinamento da percepção rítmica apresento um aplicativo muito simples e prático: Rhythm Trainer. Para aproveitar plenamente os exercícios propostos no site therhythmtrainer.com é necessário ter um conhecimento prévio sobre figuras de ritmo.

O que são figuras de ritmo? As figuras musicais que determinam a duração e a altura relativa dos sons. Através das figuras de ritmo é possível estabelecer o tempo de duração de determinado som ou silêncio musical. As figuras que representam o som são: Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa e Semifusa. As figuras que representam o silêncio são chamadas de FIGURAS DE PAUSA.

Se você já domina as relações de proporção entre as figuras, seus nomes e funcionamento dentro dos compassos binários, ternários e quaternários, é hora de praticar alguns exercícios de percepção rítmica. Neste momento o aplicativo THERHYTHMTRAINER entra em cena tornando o estudo musical mais interessante. A proposta é simples: desenvolver a percepção rítmica em compassos quaternários. Você escolhe o grupo de figuras rítmicas que deseja praticar, o andamento (rápido ou lento) e cada resposta correta soma pontos ao estudante.Ao final o estudante pode enviar o resultado por e-mail ao seu professor.

Acesse:
therhythmtrainer.com/

Tem alguma dica de plataforma ou aplicativo para estudar música online? Compartilhe conosco! Deixe seu comentário! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.