Pular para o conteúdo principal

Grupo Iluminura - UFPel

Grupo Iluminura

O Iluminura é um grupo interdisciplinar dedicado a pratica da pesquisa e performance didático-musical. É uma iniciativa de musicistas professores dos cursos de bacharelado e licenciatura em música do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é formado por: Marcelo Borba (percussão), Werner Ewald (flautas), João Straub (alaúde), Leonora Oxley (canto), Carlos Soares (violoncelo). O grupo iniciou seu trabalho em março de 2016 e tem atuado em diversos espaços culturais de Pelotas e região Sul, tais como: Semana acadêmica dos cursos de música; Encontros acadêmicos promovidos pelo Centro de Artes; Festival SESC de música, entre outros.

O grupo Iluminura também constitui uma atividade formal de pesquisa em música na UFPel. O projeto está articulado aos trabalhos do Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais (CIMUS-UFPel) através do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Disponível em: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3924168350421561

Conservatório de música de Pelotas-RS

Repertório musical desenvolvido pelo Grupo Iluminura:

- Tomorrow is Saint  Valentine’s Day  Balada Anônimo do Séc. XVI ( texto de Shakespeare em Hamlet)

- Full Fathom Five – Melodia atribuída a Robert Johnson  ( texto de Shakespeare em A Tempestade)

- An Italian Ground – Anônimo

- Amarilli mia Bella – Giulio Caccini

- Jepha Judge of Israel ( anônimo do Séc VI) texto de W. Shakespeare em Hamlet 

- Division on a Ground – atribuída à Salomon Eccles  

- Virgenes del Sol – Folclore Andino ( adaptação de Jaime M. Zenamon)

- Johann Steuerlein (séc. XVI) – Wie lieblich is der Maien

- Anônimo (Cancionero de Palacio) (séc. XV-XVI) – Calabaça

- Juan del Encina (1468- 1529/30) – Levanta, Pascual (Cancionero de Palacio)

- Juan del Encina (1468- 1529/30) – Más vale trocar (Cancionero de Palacio)

- Tielman Susato (1500-1560) – Mein Freund

- Jacques Moderne (1500-1560) – Lustiger Reihentanz

- Melodia anônima (séc. XV?) e texto de William Shakespeare (1564-1616) / "Hamlet” – Tomorrow is Saint Valentine’s Day

- Juan del Encina (1468- 1529/30) (Cancionero de Palacio) – Oy comamos y bebamos

- Mit Lieb Bin Ich Umfangen - canção Alemã do Séc. XVI

Participação em eventos

1º Encontro de Pesquisa do Bacharelado em Música da UFPel: A proposta do encontro foi de construir um panorama do trabalho realizado em termos de pesquisa dentro dos cursos de Bacharelado em Música da Universidade, dando visibilidade a esta produção e contribuindo para fomentar o interesse pelo tema.
Tema da apresentação: Práticas Musicais na Época de William Shakespeare
Link do evento e programação: <<aqui>>
Data: 20 de Outubro de 2016

Shakespeare 400 anos - A música à época de Willian Shakespeare: O projeto Shakespeare 400 anos tem como principal objetivo criar um espaço/curso/grupo de estudos e práticas multidisciplinar sobre a obra do dramaturgo inglês W. Shakespeare, que, neste ano de 2016, completa 400 anos de seu falecimento. Assim, os diversos âmbitos que compõe ou contextualizam sua dramaturgia deverão ser focados: históricos, comportamentais, culturais, políticos, religiosos, literários, pictóricos, musicais, teatrais, entre outros.
O evento da Universidade Federal de Pelotas recebeu  a apresentação do Grupo Iluminura com repertório temático sobre “A música à época de Willian Shakespeare“. O recital aconteceu no espaço Museu do Doce que fica no centro de Pelotas-RS. Além da apresentação musical, aconteceu uma discussão sobre performance de práticas musicais em voga na Europa renascentista, sobretudo da Inglaterra Elisabetana. Foram apresentadas peças vocais e instrumentais, com caráter de dança, e canções populares da época, sendo algumas delas utilizadas pelo maior dramaturgo de todos os tempos em suas montagens cênicas, Shakespeare. Para esta ocasião o Grupo Iluminura esteve formado por Daniela Moreira (canto), João Alexandre S. Gomes (alaúde), Marcelo Borba (percussão) e Werner Ewald (flautas).
Data: 27 de outubro de 2016
Link do evento: <<aqui>>

VI SIGAM - simpósio internacional gênero arte e memória: O evento trouxe como tema Transgressões de Pandora: subjetividades e polifonias para propor debates interdisciplinares em torno das identidades, iconologias e discursos entabulados pelo feminismo e ativismo de gênero conforme comparecem nas diferentes manifestações culturais e artísticas.
Link do evento: <<aqui>>
Data: 24 de novembro de 2016

7º Festival internacional SESC de música: O festival tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais.
Programação do evento: <<aqui>>
Data: 21 de Janeiro de 2017

13° Encontro sobre o Poder Escolar: A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) foi uma das instituições promotoras da 13ª edição do encontro sobre o Poder Escolar. As atividades contaram com a presença de profissionais e pesquisadores para discutir a educação através de conferências, mesas-redondas, rodas de conversa, mostras e atividades culturais. O evento ocorreu de 17 a 20 de julho, nas dependências da UCPel e no Theatro Guarany. 
Link do evento e programação: <<aqui>>
Registro audiovisual: <<aqui>>
Data: 20 de julho de 2017

I Seminário de Pesquisa do Centro de Artes: este evento foi organizado e realizado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG/CA/UFPel) e teve como propósito estimular o campo investigativo na unidade, possibilitando que o seu corpo docente conhecesse as pesquisas em andamento desenvolvidas pelos seus professores e colaboradores.
Resumo do trabalho: <<aqui>>
Tema da apresentação: Grupo Iluminura pesquisa e prática musical
Data: 28 de Maio de 2018

100 anos do Conservatório de Música da UFPEL: o Grupo Iluminura realizou o recital “Música em Tempos”. No repertório, música vocal e instrumental da Renascença. A apresentação foi em homenagem ao Centenário do Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Neste evento o Grupo esteve formado pelos músicos Carlos Soares (violoncelo); João Straub (alaúde); Leonora Oxley (canto); Marcelo Borba (percussão); e Werner Ewald (flautas).
Link do evento: <<aqui>>
Data: 06 de Julho de 2018
Cartaz Iluminura

III Encontro de Pesquisa em Música da UFPEL: Os Encontros de Pesquisa em Música foram idealizados por professores da área de música do Centro de Artes da UFPEL. Sua realização é atribuída mais especificamente a uma colaboração entre o Grupo de Pesquisa em Ciências Musicais (CIMUS), o Grupo de Estudos em Etnomusicologia da Discoteca L.C. Vinholes e o Laboratório de Etnomusicologia (LabEt), todos vinculados ao Centro de Artes (CA/UFPEL). Em 2018, o III Encontro de Pesquisa em Música ocorreu entre os dias 25 e 27 de setembro DE 2018. Pela primeira vez, o Encontro contou com a publicação de Anais contendo textos completos das comunicações.

Trabalho publicado no evento: "O Discurso Multifacetado da Renascença Inglesa Como Elemento da Estética Musical em uma Canção de John Dowland" - ANAIS <<aqui>>
Data: 27 de setembro de 2018

I Oficina Pedagógica de Pós-Graduação do CDTec: a I Oficina Pedagógica de Pós-Graduação do CDTec aconteceu no dia 17 de maio, das 9h às 18h, no Auditório do Centro de Artes (Rua Álvaro Chaves, 65) da UFPel. A Oficina teve a participação, do PPG Biotecnologia e dos Programas de Pós-Graduação da Ciência e Engenharia de Materiais, Computação e Recursos Hídricos.
Link do evento e programação: <<aqui>>
Data: 17 de Maio de 2019

XX Jornada de Historia Antiga -"Melodias visuais, poesias musicais: Antiguidades sonoras": o grupo realizou o recital de abertura do evento com repertório temático sobre a música na antiguidade e no medievo e também fez a publicação de texto.
Trabalho publicado no evento: "A teatralidade ibérica em algumas canções de juan del encina" - ANAIS <<aqui>>
Link do evento: <<aqui>>
Programação: <<aqui>>
Data: 03 de junho de 2019.

VIII colóquio sul de literatura comparada - poéticas (d)e internacionalização: O VIII Colóquio Sul de Literatura Comparada 2019 — Poéticas (d)e Internacionalização, a ser realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 2019, em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, propõe buscar na reflexão sobre o literário novas formas de descrever e pensar o fenômeno da mundialização para além da técnica e o do utilitarismo. A literatura desempenhou importante papel tanto na construção da ideia de nação quanto da ideia de um mundo sem fronteiras. As poéticas associadas a esses movimentos podem nos servir como guias, no sentido de imaginar e propor um mundo no qual o papel da universidade, da cultura e da comunidade internacional contribuam para uma maior integração e colaboração entre seus diversos elementos e grupos.
Trabalho publicado no evento: As facetas da melancolia na canção In Darkness Let Me Dwell, de John Dowland, e sua ressignificação na ecologia cultural atual - ANAIS <<aqui>>
Data: 24 de outubro de 2019

Comentários