Pular para o conteúdo principal

Hydrogen: sequenciador de bateria e percussão

Alguns anos atrás conheci um programa sequenciador de bateria e percussão chamado Hydrogen. Comecei a utilizá-lo nas aulas de percussão para sequenciar exemplos rítmicos com sons de bateria e percussão. Em determinadas situações usava o Hydrogen como metrônomo já que o programa permitia adicionar número de repetições, trocas de compassos, forma musical entre outros recursos de sequenciamento midi. Infelizmente os desenvolvedores desse projeto não o atualizavam constantemente e algum tempo depois ocorreram bugs do Hydrogen com o sistema operacional que utilizava (Windows) - especialmente no quesito reprodução de áudio. Isso me forçou a parar de utilizar o Hydrogen. Fiquei contente ao perceber que neste ano (2020) o software voltou a receber novas atualizações e recurso por parte da comunidade de desenvolvedores.

 O que é HYDROGEN?

O hidrogênio é um software de código aberto desenvolvido com esforço coletivo de várias pessoas em todo o mundo. Hydrogen é um sequenciador e mixer de bateria e percussão.

Ele pode ser usado amplamente para criação de ritmos, bases de percussão, bateria ou beats no contexto educacional. Por ser leve e gratuito é de fácil instalação e utilização. Não é necessário ter um conhecimento profundo de teoria musical para utilizá-lo.

A arquitetura do software (layout) é semelhante a outros programas mais populares como o LMMS ou mesmo o Ableton Live. Já o Hydrogen, trabalha de maneira mais simplificada e dedicado ao sequenciamento de bateria e percussão. Fiz um rápido vídeo tutorial. Segue:


O fluxo de trabalho do Hydrogen divide-se basicamente em:

* Linha do tempo –  onde organizamos a sequência de eventos; quadradinhos são as sequências das seções rítmicas;

* Seção de criação rítmica ou Patterns;

* Kits – conjunto de instrumentos disponíveis para criar;

O software é compatível com os sistemas operacionais Windows e Mac; não tem distribuição Linux. Todos os arquivos podem ser encontrados na página de lançamento do github ou no website: http://hydrogen-music.org/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repertório apresentado no bacharelado em percussão da UFSM (2002-2006)

Ritmos Brasileiros: Ijexá