Pular para o conteúdo principal

DISCOS 78 Rotações digitalizados e disponíveis para baixar

Por meio do projeto "The Great 78 Project", o Internet Archive começou a digitalizar discos de 78rpm para preservação, pesquisa e descoberta com a ajuda de George Blood, LP.  Os discos de 78rpm eram feitos principalmente de goma-laca, ou seja, resina de besouro, e eram os antecessores frágeis da era LP.

Atualmente, o projeto de digitalização concentra-se em discos com menor probabilidade de estar comercialmente disponíveis - ou disponíveis em formato digital - com foco especial em artistas e gêneros sub-representados. A digitalização tornará essa música disponível com menos frequência acessível aos pesquisadores em um formato em que possa ser manipulada e estudada sem prejudicar os artefatos físicos. Preservamos o ruído e as imperfeições da superfície, geralmente muito proeminentes, e incluímos arquivos gerados por diferentes tamanhos e formatos de caneta para facilitar diferentes tipos de análise.

Não há como prever se as versões digitais desses 78s durarão mais que os itens físicos, por isso estamos preservando ambos para garantir a sobrevivência desses materiais culturais para as futuras gerações estudarem e se divertirem.

Entre as gravações digitalizadas e disponibilizadas para download gratuito estão grandes álbuns de lendas da música, como “La Vie en Rose”, de Edith Piaf; “Dance a Little”, de Rose Gross; “St. James Infirmary”, de Josh White; “The Happy Monster”, de Chubby Jackson and his Orchestra; e “Jungle Boogie”, de The Bobby True Trio.

Informações sobre direitos

A coleção foi disponibilizada para uso somente em pesquisa, ensino e estudo privado. Os direitos autorais que possam existir nesses materiais não foram transferidos para o Internet Archive. O Internet Archive não informa sobre o status dos direitos autorais dos itens de nossas coleções. Nossos termos de uso exigem que os usuários façam uso das coleções do Internet Archive por sua conta e risco e garantam que esse uso não infrinja e esteja em conformidade com todas as leis aplicáveis. É de responsabilidade do usuário determinar se a permissão pode ser necessária para um determinado uso desses materiais ou se esse uso é autorizado por lei.

Acessar: archive.org/georgeblood

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repertório apresentado no bacharelado em percussão da UFSM (2002-2006)

Ritmos Brasileiros: Ijexá