Pular para o conteúdo principal

AS RÁDIOS DO GLOBO TERRESTRE EM RADIO-GARDEN


Será que escutar rádio é algo antiquado? Quem ainda sintoniza as frequências de rádio em plena era da globalização? Se você pensou, quase ninguém… errou feio. Sou um ouvinte diário das frequências radiofônicas. Assim como eu, o público que escuta rádio costuma ser bastante fiel a esta mídia mesmo em tempos de spotify, podcasts e plataformas de streaming. Pois bem, apresento a vocês um projeto muito bacana chamado RADIO GARDEN.

Sobre Radio Garden

Inicialmente encontrei um globo terrestre que gira na tela do computador. Conforme arrasta-se o globo é possível perceber pequenos pontos verdes que indicam as rádios disponíveis em cada localidade. Para escutar determinada rádio basta apontar o cursor para um destes pontos e, de maneira gratuita, a rádio é sintonizada.

O ruído típico de rádio soa entre os movimentos de sintonia, ao passar de uma estação e outra. É algo realmente mágico, um projeto interativo desenvolvido pelo instituto Holandês em cooperação com seis universidades da Alemanha, Holanda, Dinamarca e Reino Unido.

Dá a impressão que você está viajando pelo mundo, em tempo real, sem sair da sua casa (ou mesa de estudos).

Existem diversos aplicativos no mercado em que é possível baixar e escutar rádios de outros Países, muitos são gratuitos embora exibam propaganda. A diferença de Radio Garden é uma página web interativa e não um aplicativo. Não é necessário baixar nada, funciona em qualquer dispositivo, basta apenas conexão com a internet.
Giro pelo mundo das rádios

Através de Rádio Garden fui ao Perú, depois Rússia e então cheguei a capital Colombiana, Bogotá. Claro, não falo o idioma nativo destes Países mas posso dizer que senti a sensação de ter estado nestes lugares e ouvido as canções que tocam nas rádios transmissoras destas localidades.

Depois li em um site de notícias que são mais de 8000 rádios catalogadas neste trabalho. Uau!!

Parabéns aos idealizadores do projeto. Valeu Radio Garden.

Acesse: http://radio.garden/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Repertório apresentado no bacharelado em percussão da UFSM (2002-2006)

Ritmos Brasileiros: Ijexá